APL - Arranjo Produtivo Local de Móveis da Região de Arapongas

APL traz mais força ao Pólo Moveleiro de Arapongas Arranjo Produto Local de Móveis em Arapongas terá apoio do Governo Federal.
Os Arranjos Produtivos Locais são um conjunto de empresas de um mesmo setor localizadas numa mesma região ou município. No setor moveleiro, apenas os municípios de Ubá (MG) e Paragominas (PA) já tinham um projeto piloto. Desses dois, outros 10 municípios, incluindo Arapongas, o maior pólo moveleiro do Paraná e o segundo maior do país, foram indicados para receber apoio do MDIC, desde que apresentem projetos viáveis e que sejam aprovados. O apoio será inclusive financeiro, informou o representante do MDIC, Afonso de Sá.
O município ficou entre as 15 cidades paranaenses selecionadas como prioritárias para o governo, pelo fato de ser considerado um pólo estratégico no setor moveleiro do estado. No Paraná apenas Arapongas (móveis) e União da Vitória (esquadrias, portas e janelas de madeira) criaram o APL do setor moveleiro.
O próximo passo agora é a elaboração de um plano de desenvolvimento, num trabalho conjunto entre comitê gestor do APL local, Secretaria de Estado da Indústria e Comércio, município e entidades e setor empresarial, buscando fomentar a capacidade competitiva do APL local.
O Arranjo Produtivo Local (APL) se caracteriza pela concentração de um expressivo número de empresas do mesmo setor, que cooperam entre si. O APL de Arapongas, objetiva envolver todos os segmentos da cadeia produtiva, fortalecendo o setor e otimizando resultados, gerando mais empregos e produção. Outras metas perseguidas são os investimentos em profissionalização de mão-de-obra e design, com foco final no aumento das exportações.
O APL de móveis de Arapongas é presidido pelo empresário, Luiz Pontes, tendo o Sr. Marcos Aurelio Tudino como vice e Sílvio Luiz Pinetti como secretário. Entidades como a ACIA, Sebrae, FIEP, Banco do Brasil e Caixa, BNDES, Senai / Cetman, Expoara e empresas moveleiras como a Molufan, Grappa, Adex entre outras participaram do encontro.
Em parceria, o Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima), a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Secretaria de Estado da Indústria Comércio e Assuntos do Mercosul e Prefeitura de Arapongas, estão estruturando o Arranjo Produtivo Local (APL) do setor de móveis há cerca de 3 anos. O objetivo é envolver todos os segmentos da cadeia produtiva, para otimizar resultados, gerando mais empregos e produção. Outras metas perseguidas são os investimentos em profissionalização de mão-de-obra e design, com foco final no aumento das exportações.