Histórico

Fundado em 1978, com a denominação Associação dos Moveleiros de Arapongas, transformou-se através da Portaria Ministerial, em Sindicato no ano de 1982, designando-o Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias, Tanoarias, Madeiras Compensadas e Laminadas, Aglomerados e Fibras de Madeiras e da Marcenaria (móveis de madeira), Móveis e Mobílias em geral, inclusive Vime, Junco e Tubulares (estruturas metálicas), além de Vassouras e ainda Cortinas, Cortinados e Estofados de Arapongas - Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas.Sua jurisdição está baseada nos municípios de Arapongas (sede), Londrina, Cambé, Rolândia, Sabáudia, Apucarana, Cambira, Jandaia do Sul, Marialva, Mandaguari, Maringá, Califórnia e Sarandi.

Estão situadas em sua jurisdição aproximadamente 600 empresas cujas atividades se relacionam com sua denominação, sendo consideradas todas, obrigatoriamente, na condição de "Indústrias Filiadas".
A primeira industria moveleira a Moveis Petereite Ltda com seu quadro funcional era composto por: Henrique Petereite, Silvio Pinetti, Reni Petereite, Alvaro, Manoel Buggi, Égidio. Desse total de 600 empresas, 60 são associadas à entidade, gozando do direito de participar das assembléias gerais com o privilégio de deliberar e aprovar qualquer assunto de interesse de toda a categoria.

A cidade de Arapongas, por ser um dos mais importantes pólos moveleiros do Brasil, teve a preferência para ser a base da Entidade Sindical, cujo objetivo é coordenar indiretamente muitas das atividades inerentes às empresas que estão sediadas na sua jurisdição, como, por exemplo as negociações coletivas de trabalho, documento que tem força de lei, estabelecem normas e condições de trabalho.
Dentro de sua base territorial estão incluídos três sindicatos de empregados, sendo Maringá, Londrina e Arapongas, considerados como representantes da categoria preponderantemente.